Governo ainda não sabe como vai usar IA para auditoria no Bolsa Família

Apresentada em março por Wellington Dias como nova ferramenta para combater fraudes, IA é apenas uma ideia
Ministro Wellington Dias em evento
Wellington Dias: IA por enquanto nem está no papel. Foto: Roberta Aline/MDS

O Ministério do Desenvolvimento Social ainda não sabe como vai usar ferramentas de inteligência artificial (IA) para realizar auditorias no Bolsa Família, como anunciado pelo ministro Wellington Dias. A informação foi confirmada a O Fator pela assessoria de imprensa do ministério.

“Nós estamos integrando um conjunto de áreas com experiências variadas, vamos trabalhar com Inteligência Artificial”, disse o ministro em 19 de março, como registra o site do governo.

Na ocasião, Wellington participou do lançamento do plano de ação 2024 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e CadÚnico. O plano rendeu reportagem de quase 3 minutos no Jornal Nacional.

Curiosamente, o termo “inteligência artificial” não consta da apresentação em slides do plano para 2024.

Procurada por O Fator, a assessoria do ministério informou que a rede de fiscalização foi criada no ano passado e “não se trata de uma auditoria, nem se limita ao uso de uma única ferramenta” mas é uma série de ações conjuntas para “fiscalizar e prevenir fraudes e irregularidades no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único”.

“A ideia é a construção de uma unidade de pesquisa estratégica e gerenciamento de riscos, com apoio do Ministério da Gestão”, acrescentou o ministério. “Não há, a priori, prazo para uso da ferramenta por se tratar de processo de evolução dos procedimentos já existentes incorporando conceitos de aprendizado de máquinas e simulação de comportamentos humanos aplicados à prevenção de fraudes”.

Ou seja: por enquanto é apenas uma ideia.

Leia também:

MP denuncia prefeito por beneficiar empresa em contratos que ultrapassam R$ 40 mi

Federação PT-PV-PCdoB adia prazo para tomar decisão sobre candidaturas em grandes cidades

Movimentos sociais vão entregar a vereadores PL por tarifa zero nos ônibus em BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse