Inclusão do DER na lista de instituições de segurança pública de Minas é demanda dos servidores

PEC que viabiliza mudança de status do órgãos avançou na Assembleia Legislativa, mas ainda carece de votação em plenário
Foto mostra estrada em Minas
DER pode ser alçado ao status de instituição de segurança pública. Foto: Ana Feres/DER-MG

A inclusão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) no rol de instituições estaduais de segurança pública, defendida nos corredores da Assembleia Legislativa (ALMG), é uma demanda antiga dos servidores do órgão. Segundo O Fator apurou, trabalhadores do setor entendem que a mudança no status do DER-MG pode proporcionar mais autonomia de atuação e, inclusive, facilitar futuras negociações por valorização das carreiras.

As tratativas para a mudança de status do DER-MG têm acontecido. Nesta terça-feira (19), uma Comissão Especial formada por deputados estaduais aprovou, em 1° turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que alça o departamento ao status de instituição da segurança pública. Se for aprovado nas duas votações em plenário, a PEC será encaminhada ao governador Romeu Zema (Novo).

Do ponto de vista orçamentário, a situação seguirá a mesma. A inclusão das funções do DER-MG no rol de atividades inerentes à segurança não implica em aumento de receita.

A PEC que mexe no status do DER foi apresentada porque o órgão já atua na segurança viária das estradas estaduais. A atribuição contempla funções como engenharia e fiscalização de trânsito, bem como a manutenção da educação por parte dos condutores veiculares.

Atualmente, a segurança pública estadual tem quatro ramificações: a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Penal.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse