Lula exibe camisa contra a privatização da Copasa

Presidente recebeu blusa de protesto durante evento no Expominas, em BH
Lula exibe camisa contra a privatização da Copasa
Lula exibe camisa contra a privatização da Copasa. Foto: Imagem cedida a O Fator

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exibiu, nesta quinta-feira (11), durante evento em Belo Horizonte, uma camisa com dizeres contrários à privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A blusa foi entregue ao chefe do Executivo estadual por filiados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos (Sindágua-MG).

A camisa recebida por Lula tem os dizeres “Água da privada não dá para engolir”. 

O chefe do Executivo federal está em BH para participar da Caravana Federativa, evento que serve para oferecer apoio técnico de ministérios e órgãos federais a prefeitos e parlamentares locais.

Em seu discurso, Lula não citou diretamente o processo de desestatização da Copasa. Ele preferiu utilizar o tempo de fala para tratar de temas como a saúde pública. Também houve críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador Romeu Zema (Novo), lembrado por causa do vídeo em que aparece comendo banana com casca.

“Eu queria fazer um apelo: se Zema quiser, posso fazer um cursinho a distância para ensiná-lo a descascar banana e comer”, alfinetou.

A privatização da Copasa

O projeto de lei que autoriza a privatização da Copasa deve ser votado em 2° turno na semana que vem. Segundo a proposta, a maior parte dos recursos oriundos da venda de ações tem de ser aplicado no cumprimento de obrigações atinentes ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), que prevê contrapartidas como obras e outros investimentos estruturais.

Uma fatia minoritária, de até R$ 250 milhões, será injetada no Fundo Estadual de Saneamento Básico (Funesb). A poupança serve para custear ações de universalização da distribuição de água e do tratamento do esgoto

No 1° turno, o projeto de privatização foi aprovado por 50 votos a 17. Deputados do PT de Lula se manifestaram contrariamente à proposta.

Leia também:

Eduardo Cunha prepara a instalação de mais uma rádio em BH

TCU identifica desvio em 72% das guias de mineração e impõe prazo à ANM

Alvos da Operação Rejeito são substituídos no Conselho do Patrimônio Cultural de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse