Minas suspende ‘saidinha’ de presos no Carnaval

Minas Gerais suspende as saídas temporárias de presos no Carnaval e endurece às regras para as pessoas que utilizam tornozeleira eletrônica
Quatro pessoas com tornozeleira eletrônica são presas em bloco de carnaval em BH (FOTO: Akira Onume/Governo do Pará)

A saída temporária de presos no Carnaval está suspensa em Minas Gerais. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), junto a órgãos de Justiça. Após endurecimento das regras, quatro pessoas que utilizam tornozeleiras eletrônicas foram presas em bloco de Carnaval.

A suspensão vai valer para os detentos que recebem o benefício em determinação da unidade prisional. As saídas por decisões da Justiça seguem inalteradas.

Durante o Carnaval, as pessoas que utilizam tornozeleiras eletrônicas também vão receber uma atenção especial no monitoramento. Elas não poderão frequentar bares e lugares com aglomerações públicas.

Durante o bloco Chama o Síndico, que se apresentou nessa quarta-feira em vias da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, quatro foram detidos. Todos estavam descumprindo as medidas de liberdade condicional. Um deles ainda foi autuado por dano ao patrimônio por destruir a tornozeleira eletrônica.

Por meio de nota, a Sejusp informou que “o cancelamento das saídas temporárias durante o Carnaval adia as saídas solicitadas ou previstas para outra época do ano, a ser definida pela administração do sistema prisional”.

O governador Romeu Zema (Novo), em entrevista à CNN, defendeu a medida e lembrou da morte do Sargento Roger Dias, brutalmente assassinado por um detento em saída temporária, no início deste ano.

“Eu falei que, em Minas, nós faremos de tudo o que estiver ao nosso alcance para que haja mais critérios nessa saidinha, critérios objetivos. O Ministério Público do Estado tem se oposto e eu quero um estado seguro. Quem trabalha, quem é policial não pode ficar à mercê de pessoas que não merecem esse benefício e acabam indo para as ruas”, disse.

Leia também:

STF vira palco de nova batalha judicial sobre ações de prefeituras contra mineradoras no exterior

A queda de braço entre o PT e o PRD pelo apoio do Republicanos em Contagem

Pontapé inicial do novo PTB em Minas tem Saraiva Felipe, Apolo Heringer e ex-deputados

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse