‘Número 2’ de secretário de Educação de Zema também seguirá para estatal

Fernanda Neves é graduada em Administração Pública e Direito e possui MBA em Gestão de Pessoas e mestrado em Administração
Fernanda Neves assumiu como adjunta da secretaria de Educação em 2024. Foto: Alexandre Netto/ALMG

Depois da demissão do secretário de Educação, Igor Alvarenga, que segue no posto até a posse do substituto, também está de saída da pasta o braço direito dele, a secretária adjunta Fernanda Neves. Servidora de carreira do governo de Minas Gerais, a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Eppgg) vai assumir um cargo como assessora da diretoria na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) no início de agosto.

Como O Fator já mostrou, a Codemge também deve ser o destino de Alvarenga, que ficará à frente da Educação até que o novo secretário, Rossieli Soares, assuma. Rossieli foi secretário de Educação de São Paulo, Amazonas e Pará, além de ministro de Michel Temer e candidato a deputado federal pelo PSDB de São Paulo, em 2022.

Trajetória

Além da graduação em administração pública, Fernanda é formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em Administração pela PUC/FDC.

Antes de assumir como ‘número dois’ na Educação, ela atuou por sete anos como subsecretária de Gestão de Pessoas na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Mais técnicos

Sob o comando da ex-secretária de Planejamento de Minas Gerais, Luísa Barreto, a Codemge iniciou uma fase de valorização e crescimento da empresa, que pode ser considerada como ativo no Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Além disso, a companhia conduz uma série de projetos e parcerias público privadas nas áreas de gestão, saúde, saneamento, educação e outros. Para desenvolvê-los, está ampliando o quadro técnico.

Conforme adiantou O Fator, aliás, nos últimos dias a Codemge absorveu a atual subsecretária de Articulação Parlamentar da Secretaria de Estado de Governo, Vanice Cardoso, que vai assumir a chefia de gabinete da presidência. Vanice também é especialista em Gestão Pública, assim como a própria Luísa Barreto. O secretário Igor Alvarenga é outro nome que pode integrar os quadros da empresa. Ele foi convidado, mas ainda não bateu o martelo.

Leia também:

O plano federal para fábrica de fertilizantes em Uberaba

Ano novo, novas esperanças

Por que o esporte brasileiro precisa da isenção olímpica

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse