A deputada estadual Chiara Biondini (PL) conseguiu reunir, em menos de 24 horas, o número mínimo de apoios para solicitar formalmente, à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), uma reunião especial de plenário para homenagear o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Até a manhã desta quinta-feira (13), o requerimento da parlamentar já havia sido endossado por 26 colegas.
Chiara começou a colher assinaturas nessa quarta-feira (12). Para solicitar reuniões especiais, deputados precisam do apoio de no mínimo 25 outros integrantes do Legislativo.
O pedido da filha do deputado federal Eros Biondini, também do PL, não cita a megaoperação policial deflagrada na semana retrasada.
No texto de justificativa para a solicitação de homenagem, a parlamentar diz que a deferência se ampara nos “relevantes serviços prestados” por Castro à administração pública e pela “atuação inspirada por sua profunda vivência na fé católica e por sua trajetória na música”.
“Durante sua trajetória pública, o Governador tem se destacado pela atuação voltada à gestão eficiente, à valorização das políticas sociais, à promoção da segurança pública”, afirma.
A praxe da Assembleia é aprovar pedidos de homenagem que cumprem as regras formais da Casa. Uma placa comemorativa costuma ser providenciada a fim de oficializar a deferência.
