A lista oficial de bens afetados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 da Câmara dos Deputados aponta que, quase dois anos após a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes, ao menos um objeto do acervo da Casa permanece desaparecido.
É a peça intitulada “The Pearl”, presente protocolar recebido em 2019 pelo então ministro das Relações Exteriores e vice-primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani.
O item é descrito como uma joia decorativa composta por ouro, pérola e couro e segue classificado como desaparecido no levantamento atualizado pela Câmara até 17 de dezembro, enviado a pedido de O Fator.
O relatório detalha a situação de 46 presentes protocolares que sofreram algum tipo de impacto após a invasão. Desse total, 40 tiveram o tratamento finalizado e estão aptos a retornar à exposição ou à reserva técnica.
Outro objeto foi recuperado: a bola de futebol de couro oferecida em 2012 pela delegação de jogadores do Santos Futebol Clube, durante sessão solene em comemoração ao centenário do clube.
Quatro itens ainda passam por processos de restauro. Consta nessa condição o vaso em laca oferecido por He Guoqiang em 2008; o conjunto de mesa Threaded gold desk set recebido da Coreia do Sul; o vaso Vausa Val de porcelana de 2008; e o vaso de porcelana oferecido em 2012 por um parlamentar chinês.
Além dos presentes protocolares, o documento apresenta um balanço das obras de arte e dos bens integrados à arquitetura do Congresso Nacional.
A escultura “Maria Maria”, de Sônia Ebling, aparece como higienizada, mas ainda necessita de restauro. O painel “Ventania”, de Athos Bulcão, de 1971, permanece à espera de restauração. Outro painel do artista, localizado no Salão Negro, não apresenta danos estruturais, mas também depende de higienização.
Custos gerais
Após os atos antidemocráticos, a Câmara dos Deputados empenhou R$ 2,679 milhões para custear o reparo e a restauração de bens patrimoniais, além da manutenção de persianas, carpetes, revestimentos, sistemas elétricos e hidráulicos, vidros e outros itens danificados.