O que deputados mineiros vão pleitear na reunião da ANTT sobre a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica

Audiência pública agendada pela agência nacional vai tratar do tema em BH
Há possibilidade que a VLI desative algumas linhas férreas em MG, o que prejudicaria o escoamento da produção mineira. Foto: Divulgação
Há possibilidade que a VLI desative algumas linhas férreas em MG, o que prejudicaria o escoamento da produção mineira. Foto: Divulgação

Deputados estaduais mineiros participam, nesta quinta-feira (10), de audiência pública promovida pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) para debater estudos relacionados à prorrogação do contrato da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atualmente gerido pela concessionária VLI. O evento terá início às 14h e tende a se estender até o início da noite. Vai acontecer em um hotel na região da Savassi.

A pauta tem sido tratada pela Assembleia como prioritária. O presidente da Casa, o deputado Tadeu Martins Leite, como já mostrou O Fator, chegou a se reunir em Brasília com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir o assunto, além de ter enviado ofício à ANTT solicitando o adiamento da audiência que, inicialmente, ocorreria em 30 de setembro.

No encontro promovido pela ANTT em Belo Horizonte, os parlamentares mineiros defenderão uma divisão mais igualitária de investimentos na malha ferroviária que corta o estado, em comparação com outras unidades da Federação. Um dos pleitos é que a destinação de recursos seja proporcional à extensão de linhas em cada estado.

Outro pleito a ser defendido, conforme apurou O Fator, é impedir a desativação da linha férrea que liga Minas à Bahia, o que geraria perdas econômicas significativas para os dois estados. A VLI já manifestou interesse na devolução de alguns trechos. A ALMG não quer permitir que isso ocorra ao menos até que se formalize a concessão desta linha a outra empresa.

Os deputados devem exigir, ainda, que na eventualidade da devolução de algum trecho, a concessionária entregue os modais em plenas condições de uso. Além disso, devem se manifestar contrários à renovação antecipada, já que há inúmeros entraves a serem solucionados.

No Legislativo, o tema une gregos e troianos. Além de Ione Pinheiro (União) e Tadeu, os deputados Oscar Teixeira (PP), Antonio Carlos Arantes (PL), Thiago Cota (PDT), Roberto Andrade (PRD), Beatriz Cerqueira (PT) e Lohanna (PV) também têm atuado na pauta.

Leia também:

A opinião de um integrante do governo Lula sobre um referendo para tratar das vendas de Cemig e Copasa

Vereadora aciona Justiça para tentar barrar reforma administrativa proposta pela Prefeitura de BH

A data da votação final da reforma administrativa de Fuad na Câmara de BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse