MPF pede melhorias em rodovias do Triângulo e sugere ações na Justiça em caso de descumprimento

Procurador citou que descumprimento pode terminar em processo
BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, passa por obras de duplicação
Procurador argumentou que medidas visam promover segurança. (Foto: Dnit/Divulgação)

O Ministério Público Federal (MPF) exigiu que a Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e a Superintendência Regional do DNIT em Minas promovam melhorias na iluminação pública em trechos de rodovias da região ou, se não, podem ser alvos de ações administrativas e até na Justiça federal.

Nas portarias, publicadas como recomendações, o Procurador da República Onésio Soares Amaral solicita que, em até 60 dias, seja concluída a análise do Processo Administrativo referente ao pedido de formalização de Termo de Permissão Especial de Uso (TPEU) para instalação de iluminação pública nas faixas de domínio dos trechos BR 050/MG e BR 365/MG.

A segunda recomendação é destinada ao Município de Uberlândia e à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O MPF recomenda a implementação imediata da iluminação pública na Rua dos Flamingos (MGC-455), no trecho que vai da Trincheira da Avenida Getúlio Vargas rumo à saída para Campo Florido. Esta ação deve ser realizada concomitantemente às obras de adequação das vias laterais já em andamento.

Ambas as recomendações visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, diminuir atos de violência, reduzir acidentes de trânsito e aumentar a segurança do comércio nas regiões afetadas. As entidades têm prazos específicos para responder ao MPF sobre o acatamento das recomendações e apresentar documentação comprobatória do cumprimento das mesmas.

O MPF ressalta que o não cumprimento das recomendações poderá resultar em medidas administrativas e judiciais, além de possível responsabilização administrativa, cível e penal dos envolvidos.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse