Em um esforço para se aproximar da bancada do PL na Assembleia Legislativa, o governo Zema escolheu a deputada estadual Alê Portela (PL) para assumir o comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que ficará vaga em breve com a saída de Elizabeth Jucá. A indicação de Portela para a Pasta deverá ser confirmada ainda nos próximos dias.
Na semana passada, Zema esteve reunido com o presidente do PL em Minas, o deputado federal Domingos Sávio, para sacramentar não apenas a aproximação entre a base e o Executivo, mas também para articular candidaturas municipais em que o Novo e o PL caminharão juntos, como em Contagem e Divinópolis.
Filha do deputado federal Lincoln Portela e da vereadora de BH Marilda Portela, Alê foi eleita para a Assembleia em 2022. Ela integra a base de Zema na Casa, e é considerada uma das parlamentares mais moderadas da bancada do PL mineiro.
Formada em Direito e mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade, Portela já atuou como secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem.
A cadeira na Assembleia deverá ficar com a primeira suplente do PL, Amanda Teixeira Dias, filha do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio.