O promotor Paulo de Tarso Morais Filho será empossado procurador-geral de Justiça de Minas Gerais em dezembro. Ele foi escolhido pelo governador Romeu Zema (Novo) nesta semana. Segundo apurou O Fator, o ato oficializando o início das funções dele como novo chefe do Ministério Público estadual (MPMG) ocorrerá até o próximo dia 13.
Paulo de Tarso vai substituir Jarbas Soares Júnior na Procuradoria-Geral. O promotor constava na lista tríplice enviada pelo MPMG a Zema ao lado dos procuradores Carlos André Mariani e Marcos Tofani Baher Bahia.
O novo procurador-geral teve 659 votos, um a menos que Mariani. A diferença mínima acabou “liberando” o governador de indicar o líder da lista tríplice. Paulo de Tarso contou com o apoio do secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro (PP).
O escolhido por Zema é o primeiro promotor a assumir diretamente a chefia do MPMG. Até 2020, apenas procuradores de Justiça podiam se candidatar ao cargo. Uma lei complementar publicada naquele ano, entretanto, permitiu que promotores disputem a eleição interna.
Ex-chefe de gabinete de Jarbas Soares, Paulo de Tarso entrou nos quadros do MPMG em 1995. Ele, atualmente, é promotor de Justiça de Defesa do Consumidor.