Os diferenciais para uma carreira de sucesso

Pode parecer que não, mas a geração abaixo de 30 anos está ansiosa por orientação e referências profissionais
Jovem faz anotações em bloco de papel
Assumir responsabilidades no ambiente profissional pode ajudar jovens a evoluir no mundo corporativo. Foto: Pixabay

Para fugir um pouco das temáticas dos últimos artigos, nesta coluna comentarei sobre carreira, trajetória e algumas competências que foram importantes para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.

Dentro da minha trajetória, a frase que mais ouvi foi ‘nossa, como você é jovem, parece um menino’. Quantas e quantas vezes essas foram as primeiras palavras dirigidas a mim. Tudo bem, nunca me importei com isso. Pelo contrário, sentia um orgulho, afinal, estar naquela situação era prova da minha competência e das oportunidades que aproveitei ao longo da minha carreira. Hoje, após mais de 10 anos de atuação, consigo listar o que me diferenciou e me fez ter certo destaque em vários momentos da minha jornada.

Sempre que pude, tentei auxiliar especialmente os mais jovens a definirem os passos e metas para uma jornada profissional exitosa. Pode parecer que não, mas a geração abaixo de 30 anos está ansiosa por orientação e referências profissionais. Mas poucas pessoas estão, de fato, interessadas em abraçar essa causa e ajudar essa turma.

Lembrando, o que deu certo para mim não necessariamente dará certo para você. Mas todos os conselhos que listarei abaixo eu consigo enxergar, em boa parte deles, em pessoas que tiveram ou têm uma carreira de sucesso.

Para começar…

Crie laços de confiança e lealdade: seja a pessoa que constrói pontes, procure saber em quem confiar e seja sempre leal às pessoas que o acolheram.

Assuma responsabilidades: busque colocar-se em situações de pressão e tomada de decisão.

Seja bom em algo: para ser lembrado, você tem que se destacar; para se destacar, você tem que ser melhor que as outras pessoas. Dedique-se a ser bom em algo.

Evolua tecnicamente: você nunca será um profissional completo. Sempre se aprimore, busque novas competências e maneiras de fazer o seu trabalho de forma melhor.

Aprenda a falar em público: pessoas que falam em público são mais marcantes e demonstram mais confiança, mas para isso você precisa ter domínio completo do assunto tratado.

Saiba se posicionar: entenda o contexto ao seu redor, escolha o momento certo para falar e identifique as pessoas que você quer que o escutem.

Sua imagem importa: você deve se cuidar e definir bem as roupas que utilizará. Sua imagem é o seu primeiro cartão de visitas.

Tenha uma referência: mantenha por perto alguém que o inspire a ser uma versão melhor de si mesmo.

Para finalizar…

Tenha um propósito: o que você faria pelo resto da sua vida mesmo não recebendo mais nada por isso?

Leia também:

Presidente da Assembleia cobra apoio da União por liminar sobre dívida de Minas

Desembargador mantém competência de Belo Horizonte em recuperação judicial do Grupo Coteminas

Apologia a atos terroristas pode render multa de até R$ 20 mil em BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse