Aliados querem mudar vice de Carlos Viana em BH; e vão conseguir

Fred Aisc (DC) deve ser substituído por Renata Rosa (Podemos)
O senador Carlos Viana, do Podemos
Vice de Viana deve ser Renata Rosa. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Um dia depois da confirmação da candidatura de Carlos Viana (Podemos) à Prefeitura de Belo Horizonte, partidos aliados do senador licenciado querem – e vão conseguir – emplacar uma mudança na chapa do ex-apresentador. Até este sábado (4), o nome do empresário Fred Aisc (DC) era consenso dentro do grupo político, mas interlocutores do Podemos e do PMN, que integram a chapa de apoio de Viana, passaram a pressionar pelo nome de Renata Rosa (Podemos) como vice. A decisão será da Executiva do Podemos, que se reunirá na manhã desta segunda-feira (5) e, pelo que apurou O Fator, deve promover a troca.

A mudança ganhou força nos últimos dias em uma avaliação de que Fred Aisc, embora tenha conseguido boa relação pessoal com Viana e com os partidos, não agregaria eleitoralmente ou financeiramente à campanha, enquanto Renata Rosa apresentaria fatores relevantes para a campanha: é mulher, negra, cadeirante e ativa em movimentos sociais.

Entre os pontos colocados pelos defensores de Renata, está uma ação eleitoral movida pela campanha de Fuad Noman (PSD) contra Viana por conta de um vídeo, publicado nas redes sociais, em que o senador licenciado aparece conversando com uma mulher de cadeira de rodas e debate sobre as condições de mobilidade na capital. O prefeito pediu ao TRE que o vídeo fosse retirado do ar por ser, supostamente, campanha fora de época. A ideia dos auxiliares do senador é aproveitar a situação para promover o nome de Renata.

A propósito, até o início da manhã desta segunda-feira, Fred Aisc ainda não havia sido comunicado sobre a iminente alteração.

Leia também:

A opinião de Mateus Simões sobre o escolhido por Zema para chefiar o MPMG

Novo procurador-geral de Justiça de Minas é o primeiro promotor escolhido para o cargo

A quadrilha que causou ‘tensão’ entre um deputado e a Polícia Legislativa da ALMG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse