Aqui se faz, digo recebe, aqui se paga

Quem assistiu à cena relatou a gratidão do prefeito e seu sincero desejo de estender a todos o tratamento que recebeu
O prefeito de BH, Fuad Noman
O prefeito de BH, Fuad Noman. Foto: Júnia Garrido/Campanha Fuad Noman

Cabe ao bom gestor, honesto e responsável, a observância dos cinco princípios da administração pública:  legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. E aqui não se admite subjetividade. É preto no branco! Caso venham acompanhados de bom coração e olhar atento a quem mais precisa, muito melhor.

Por um querido médico amigo – ou amigo médico, tanto faz – chegou-me a seguinte informação sobre o mais novo hospital para tratamento de câncer de Belo Horizonte, o Instituto de Oncologia Ciências Médicas, que será oficialmente inaugurado no fim deste mês, conforme antecipou O Fator nesta terça-feira, 5.

Já em operação, dos 25 exames iniciais de mamografia que foram realizados, o primeiro havia sido marcado em 2021. Mais de três anos se passaram, o que poderia, em caso de doença, resultar em consequências seríssimas, inclusive óbito. Já o último foi agendado – acreditem! – na sexta-feira passada.

Na própria pele

Durante a recente campanha eleitoral que o levou à reeleição, o prefeito Fuad Noman (PSD) cunhou o termo “prefeitar”. Muito mais que mera sacada de marketing político, o termo significa trabalhar em prol da cidade e da população, sobretudo da parcela mais carente da sociedade.

Também durante a campanha, o prefeito descobriu, após um exame de rotina, um tumor maligno. Entre este dia, o diagnóstico e a cirurgia para extirpá-lo, apenas uma semana se passou. Fuad, obviamente, portador de plano de saúde, tratou-se com médico e hospital particulares de excelência.

O mesmo médico (interlocutor) acima me confidenciou que, ao informar o prefeito sobre o ótimo início do hospital, se emocionou com a reação de Fuad. Segundo meu amigo – e ele não tem qualquer razão para mentir – o prefeito caiu no choro com a boa notícia, pois se disse “salvo” justamente pela agilidade.

A Cesar o que é de Cesar

Quem me conhece e me acompanha – seja em textos ou no rádio e na TV – se acostumou com pesadas críticas minhas a agentes públicos. Porém, é igualmente sabido que costumo reconhecer feitos que merecem elogios, inclusive de políticos e governantes que declaradamente não me simpatizo.

Jamais escondi meu apreço por Fuad Noman, e não será por isso que deixarei – sob receio de parecer “chapa branca”- de reconhecer e parabenizar algo assim. De igual sorte, e quem duvida pode assistir ao vídeo abaixo (a partir de 8 minutos), deixarei de cobrar e/ou criticar o que merecer. Essa é a função de um colunista independente.

No dia em que venceu a eleição para prefeito, dentre abraços e agradecimentos, Fuad não se esqueceu de seu médico, o oncologista que o tratou e o curou. Quem assistiu à cena me relatou o mesmo que meu amigo médico: a gratidão do prefeito e seu sincero desejo de estender a todos o tratamento que recebeu.

Leia também:

Deputados de MG já indicaram R$ 1,7 bilhão em emendas individuais

Damião: ‘Não gostaria de tomar posse sem a presença do Fuad’

Lula arrebenta a economia do país; outra vez

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse