Grupo falsificava contas de serviços públicos para fraudar indenizações da Fundação Renova, aponta MP

Investigação identificou um amplo esquema de adulteração de documentos para simular residência em áreas atingidas pelo desastre
Tragédia de 2015 em Mariana continua causando efeitos danosos
Tragédia em Mariana ainda causa danos / Foto: Divulgação

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) desarticulou, nesta sexta-feira (30), um esquema de fraudes que utilizava documentos adulterados para viabilizar o recebimento de indenizações destinadas a atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana (MG), em 2015. O grupo envolvido no caso falsificava faturas de concessionárias de serviços públicos e outros documentos para comprovar uma inexistente residência nas áreas afetadas pela tragédia.

Durante a ação, batizada de Operação Abutres II, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos municípios de Baixo Guandu (ES) e Aimorés (MG). As investigações revelaram que a manipulação de documentação acontecia com o objetivo de cumprir os requisitos exigidos pela Renova por meio do Sistema Indenizatório Simplificado (Novel), criado para compensar as vítimas do desastre ambiental.

Segundo o MPES, as fraudes causaram prejuízo milionário aos cofres da Fundação Renova.

A operação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e pela Promotoria de Justiça de Linhares, com apoio da Assessoria Militar do MPES e do Gaeco do Ministério Público de Minas Gerais. Foram mobilizados 14 agentes, incluindo integrantes do Núcleo de Inteligência e policiais militares de Minas Gerais.

Nesta fase da investigação não houve expedição de mandados de prisão. Os trabalhos se concentraram na apreensão de documentos, computadores e equipamentos que possam auxiliar nas investigações, que seguem em segredo de justiça.

Leia também:

Fernando Passalio vai assumir a presidência da Copasa

Assembleia tem projeto para tornar o Cristo do Barreiro patrimônio histórico de Minas

Repactuação de Mariana: decreto que cria o Fundo Rio Doce será publicado nesta quinta (21); veja texto

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse