O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), esteve na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (11) e se reuniu com o presidente da Casa, Tadeu Leite, o Tadeuzinho (MDB). Damião foi levado por um de seus aliados mais próximos, o deputado estadual João Vítor Xavier, do Cidadania.
Segundo soube O Fator, além da cortesia, a visita faz parte da busca de Damião pela ampliação de seu leque de alianças. Conforme interlocutores ouvidos pela reportagem, o prefeito em exercício quis utilizar a conversa com Tadeuzinho como uma espécie de recado ao secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro (PP), cujo grupo tem a presidência da Câmara Municipal e o comando de parte das comissões temáticas da Casa.
A ideia é mostrar que, apesar da desvantagem no Parlamento Municipal, o núcleo político da Prefeitura de BH tem bom trânsito com a chefia do Legislativo Estadual. Nas entrelinhas, o movimento é visto, inclusive, como um aceno ao governador Romeu Zema (Novo) de que, apesar dos embates com um secretário de Estado, Damião conta com aliados na Assembleia.
Desde que assumiu interinamente a prefeitura por causa da licença médica de Fuad Noman (PSD), Damião trabalha pela aproximação a outras esferas do Poder. Recentemente, por exemplo, esteve em Brasília (DF) para a eleição que definiu o correligionário Davi Alcolumbre como presidente do Senado Federal na vaga de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com quem tem boa relação.
O prefeito em exercício também marcou presença em eventos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).