O jurista mineiro Breno Cerqueira foi nomeado, na semana passada, subsecretário de Integridade Pública e Privada do Estado de São Paulo, cargo vinculado à Controladoria-Geral do Estado (CGE-SP), na gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Cerqueira assume após convite feito pelo controlador-geral do estado, Wagner do Rosário, ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). Ambos trabalharam juntos na CGU, onde o mineiro exerceu o posto de diretor de Transparência e Controle Social entre 2019 e 2022.
Nos primeiros dias à frente da subsecretaria, Breno Cerqueira participou de duas iniciativas relevantes: o lançamento do Plano de Dados Abertos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) e do Portal de Dados Abertos do Estado de São Paulo.
O plano e o portal, articulados pela CGE-SP, têm como objetivo ampliar a disponibilização de informações públicas e facilitar o acesso à base de dados estaduais pela população e por diferentes setores da sociedade. Essas ações estão alinhadas com as diretrizes defendidas pela CGE-SP, que busca consolidar um ambiente de maior transparência nas práticas administrativas do governo.
Cerqueira possui sólida trajetória no setor público e experiência em gestão de integridade. Entre 2014 e 2016, foi chefe da CGU em Minas Gerais, no qual liderou iniciativas relacionadas ao combate à corrupção e ao aprimoramento da transparência pública. Ele é mestre em Direito e em Administração Pública, além de especialista em Compliance e Integridade Corporativa.