A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) estará em Belo Horizonte nesta quarta-feira (30) para acompanhar o congresso estadual do PSB. Durante o evento, o prefeito de Conceição do Mato Dentro (Região Central), Otacílio Neto, o Otacilinho, será anunciado como novo presidente do partido em Minas Gerais.
Escolhido para assumir a presidência nacional do PSB a partir de maio, o prefeito de Recife (PE), João Campos, também tem presença confirmada no congresso.
Tabata, Campos e Otacílio se reuniram em fevereiro, em Recife, durante a solenidade de abertura oficial do carnaval da cidade nordestina. Também estiveram presentes o deputado estadual Albertinho Coelho (PV) e o deputado federal Diego Andrade (PSD). O desembarque dos dois parlamentares no PSB é possibilidade aventada para a próxima janela partidária, no ano que vem.
Antecessor do prefeito Otacilinho na presidência do PSB mineiro, o deputado estadual Noraldino Júnior deve seguir no partido.
A oficialização de Otacilinho na presidência estadual do PSB ocorre em um momento de amplas movimentações nas fileiras socialistas. O empresário Clésio Andrade, ex-senador e ex-vice-governador de Minas Gerais, assinará a ficha de filiação à legenda durante o encontro desta quarta-feira, marcado para a Assembleia Legislativa.
Dirigentes socialistas esperam que a movimentação de Clésio Andrade seja acompanhada por cerca de 20 prefeitos, que também devem migrar para o PSB nas próximas semanas.
Imbróglio em BH caminha para definição
Já o PSB de Belo Horizonte segue sem presidente desde a desfiliação do ex-vice-governador Paulo Brant, em dezembro de 2024, rumo ao MDB. De lá para cá, os socialistas chegaram a anunciar o ex-vereador César Gordin e a dirigente nacional do partido, Kátia Gaivoto, como nomes definidos para assumir a legenda na capital. As articulações, no entanto, não se confirmaram.
Interlocutores do PSB informaram a O Fator que o nome que ganha força internamente é o de Leonardo Bastos, servidor da Prefeitura de Belo Horizonte. Leonardo é filiado ao PSB desde 2007 e atuou nas campanhas dos ex-prefeitos Marcio Lacerda (2012), Alexandre Kalil (2016 e 2020) e Fuad Noman (2024).