O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo, se filiou, nesta quarta-feira, ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Como O Fator mostrou no início de fevereiro, Gabriel estava em conversas adiantadas com a legenda. A articulação passou, principalmente, por Newton Cardoso Jr.
O interesse do MDB em Gabriel tem como pano de fundo, além da disputa pela prefeitura, a entrada de políticos mais jovens na sigla, marcada nos últimos anos por ser vista como “antiga demais” – tanto pela idade dos membros quanto pelo tipo de política efetuada por alguns deles nas últimas décadas.
Agora, o partido tem dois políticos de 37 anos no comando das duas principais Casas legislativas de Minas: Tadeuzinho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e Gabriel na Câmara de BH.
Gabriel chegou a alinhar com o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, a ida para a legenda, mas conversas do diretório estadual, comandado pelo também deputado Euclydes Pettersen, com o senador Carlos Viana atrasaram uma decisão.
O presidente da Câmara estava sem partido desde 2022, quando deixou o Patriota.