As negociações para uma possível federação entre o MDB e o Republicanos não terão em Minas Gerais um obstáculo para a concretização da aliança. A avaliação é do presidente do MDB mineiro, deputado federal Newton Cardoso Júnior. Sobre a disputa pelo governo do estado em 2026, o parlamentar afirmou a O Fator que o partido está preparado para apresentar a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite.
De acordo com Newton Júnior, as eleições do próximo ano serão marcadas pela consolidação de grandes blocos no Congresso Nacional.
“Temos hoje a federação liderada pelo PT, com PV e PCdoB, a aliança entre União Brasil e PP e a expressiva bancada do PL. Essa união entre MDB e Republicanos viabiliza a construção de um quarto polo, que certamente terá ampla representatividade, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado”, analisou.
Ainda segundo o emedebista, a concretização da federação é defendida também pelo deputado federal Euclydes Pettersen, presidente estadual do Republicanos. As duas legendas não têm ainda, entretanto, uma data prevista para o anúncio da aliança.
Apesar do apreço do presidente do MDB mineiro por uma candidatura de Tadeu Leite, o martelo está longe de ser batido. O chefe do Legislativo tem sinalizado a interlocutores que, neste momento, a prioridade é o trabalho à frente do Parlamento. Ele não descarta tentar a reeleição como deputado.
No fim de abril, Tadeu recebeu, do presidente nacional do PSB, João Campos, um convite oficial para ingressar nas fileiras socialistas e concorrer ao Palácio Tiradentes pela legenda.