A deputada estadual Leninha será empossada presidente do PT mineiro em 5 de setembro, e não mais no dia 12, como estava programado. A mudança foi uma solicitação do presidente nacional da legenda, Edinho Silva, que não poderia comparecer na data originalmente acertada. A atividade acontecerá em Belo Horizonte.
Além da presidência, serão anunciados no encontro os ocupantes dos outros cargos da direção estadual. Na secretaria de Finanças, por exemplo, o ex-vereador de Montes Claros Alfredo Ramos será substituído por um nome indicado pelo grupo dos deputados federais Miguel Ângelo e Reginaldo Lopes. Ramos é ligado à tesoureira nacional do partido, Gleide Andrade.
A posse da nova direção da legenda em Minas terá lugar em meio às articulações petistas para convencer o senador Rodrigo Pacheco (PSD) a disputar o governo do estado em 2026.
Conforme mostrou O Fator, o congressista firmou compromisso com seu grupo político de definir, até outubro, qual será seu papel no pleito do próximo ano. Nesta sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vem manifestando publicamente seu apoio a Pacheco, fará uma nova visita a Minas Gerais, desta vez aos municípios de Contagem (Região Metropolitana) e Montes Claros (Norte).
A cerimônia de posse de Leninha e do novo diretório do PT mineiro será às 18h30, no Sesc Venda Nova.