Vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o empresário Leonardo Bortoletto está de saída da empresa. Pelo que apurou O Fator, Bortoletto decidiu deixar o cargo para cuidar de projetos ligados à iniciativa privada.
Bortoletto está na vice-presidência da Codemge desde 2023. Durante o período dele no cargo, foram presidentes da companhia Sérgio Lopes Cabral, Thiago Toscano e Luísa Barreto, no comando da empresa desde janeiro.
A Codemge é controladora da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), estatal responsável pela exploração das jazidas de nióbio de Araxá, no Alto Paranaíba, em uma sociedade com a privada CBMM.
Codemge e Codemig, cabe lembrar, são cotadas para entrar no Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). O governo mineiro considera ceder as duas empresas à União como forma de abater parte de um débito que supera os R$ 170 bilhões. As leis estaduais autorizando a federalização de ambas as companhias já foram publicadas, mas o movimento ainda carece de aval do governo federal.
O novo projeto de Bortoletto na iniciativa privada será paralelo ao Clube de Permuta, em que empresários podem trocar seus produtos e serviços por produtos e serviços oferecidos por outros empreendedores. O próximo convidado do tradicional evento da associação, inclusive, será o vice-governador Mateus Simões, do Novo.
Em 2020, Bortoletto concorreu a vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa do deputado João Vítor Xavier (Cidadania).
