Crea-MG promove seminário para discutir escassez de profissionais na engenharia

Evento acontece no dia 15 de outubro, na sede do Conselho, em Belo Horizonte, e contará com painéis e palestras relevantes
O seminário será aberto às 8h30 pelo presidente do Crea-MG, Marcos Torres Gervásio, acompanhado do vice-presidente Álvaro Goulart e do coordenador do CIER-MG, Luis César de Oliveira. Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai promover, no dia 15 de outubro, o seminário “Conexões que Transformam” para debater a escassez de profissionais nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

O evento acontecerá das 8h às 17h, no Auditório S1 da sede do órgão, na Avenida Álvares Cabral, 1600, em Belo Horizonte.

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam que 39% dos empregadores da construção civil relatam dificuldade em contratar trabalhadores qualificados. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) projeta demanda de 20 mil novos engenheiros até 2025, com destaque para setores como infraestrutura, energia, indústria, mineração e tecnologia.

Debates

O seminário será aberto às 8h30 pelo presidente do Crea-MG, Marcos Torres Gervásio, acompanhado do vice-presidente Álvaro Goulart e do coordenador do CIER-MG, Luis César de Oliveira.

A engenheira civil Adriana Tonini, presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), fará a palestra principal, sobre estratégias para reverter a escassez de profissionais na área.

Depois, uma redonda contará com presidentes de seis sindicatos patronais: Bruno Ligorio (Sicepot-MG), Elielson Percope Seabra (SINAENCO-MG), Raphael Lafetá (SINDUSCON-MG), Antônio Geraldo da Silva (SINGEO-MG), Sérgio Tavares Pires (SINDIMIG) e Marcos Vinícius Rocha Savoi (SINDILURB-MG).

Paralelamente aos debates, haverá networking entre universidades e empresas, a partir das 11h30. O espaço permitirá que instituições de ensino superior apresentem projetos e oportunidades de estágio, enquanto empresários discutirão demandas do mercado e parcerias.

Painéis sobre integração universidade-empresa

A programação da tarde apresentará seis painéis com casos de integração entre academia, empresas e sociedade. O primeiro, às 13h30, abordará estratégias para reduzir evasão estudantil, com participação da vice-reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rejane Nascentes, e do vice-diretor do Instituto de Sistemas Elétricos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Estácio Tavares Wanderley Neto.

Os demais painéis tratarão de inserção profissional de estudantes, internacionalização da formação, curricularização da extensão e fomento ao interesse pela engenharia no ensino médio.

Leia também:

Emendas: 60% das 10 cidades com menor repasse em Minas foram ignoradas até pelos mais votados

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse