O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) desembarca nesta terça-feira (7) na China. Acompanhado pelo secretário municipal de Relações Institucionais, o chinês naturalizado brasileiro Qu Cheng, Damião se reunirá com autoridades e empresários locais. O prefeito também articula para ser recebido pela ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês).
A sede da entidade, popularmente chamada de Banco dos Brics, fica em Xangai, uma das cidades que serão visitadas por Damião. Segundo apurou O Fator, Dilma receberá nos próximos dias os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Sobrinho da ex-presidente da República, o vereador belo-horizontino Pedro Rousseff (PT) também embarca para a China nesta semana. O parlamentar, entretanto, não integrará a comitiva oficial da prefeitura. Pedro tem compromissos de ordem pessoal agendados no país.
Já o Qu Cheng fará sua primeira viagem internacional após ser nomeado para o cargo. Conforme mostrou O Fator, a ideia de Damião é mudar as atribuições da pasta de Relações Institucionais, transformando o setor em uma secretaria de Relações Internacionais, voltada prioritariamente a atrair novos negócios e oportunidades para a capital mineira no exterior.