Deputado sobe ao púlpito do plenário da ALMG para defender que população reaja a assaltos

Caporezzo (PL) já se envolveu em outras polêmicas. Chegou a criticar a escolta recebida pela deputada Bella Gonçalves (Psol)
Deputado Caporezzo (PL) durante sessão ordinária na ALMG
Caporezzo costuma utilizar o púlpito em pautas ligadas a segurança pública. (Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG)

O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL) utilizou o microfone durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira, para sugerir que a população reaja a assaltos, contrariando as recomendações das forças de segurança e princípios de consenso em nível mundial.

Em sua fala, que durou aproximadamente 3 minutos e 40 segundos, o parlamentar contou casos em que agressores e assaltantes acabaram agredidos. Chegou a dizer que uma das coisas mais lindas que ele já viu foi a cena de um casal dando socos e chutes em um homem que tentou assaltá-los.

Em seguida, incentivou a população a fazer o mesmo. “Sempre tiver oportunidade, pensando na defesa da sua vida, que é uma excludente de ilicitude, reaja sim. Senta o braço no bandido sem dó”, afirmou. “Nós não podemos tolerar a criminalidade. E quando a polícia não está presente, devemos agir sempre que possível”, completou.

A fala vai de desencontro com o recomendado por especialistas de segurança pública e as próprias forças de segurança. A Polícia Militar (PM) recomenda às pessoas que estão prestes a serem assaltadas ou que foram vítimas dos criminosos, que não reajam. Ela deve guardar os traços físicos, sinais particulares e roupas dos infratores para, em seguida, repassar aos policiais militares.

Na última semana, um motociclista, fez o “recomendado” pelo deputado, acabou baleado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com um capacete em mãos, tentou agredir dois homens que assaltavam um motorista de um carro. O suspeito reagiu e atirou contra o homem.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse