Ministro de Lula prepara viagem a BH para anúncios sobre Aeroporto Carlos Prates

Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, vai visitar área do antigo terminal nesta sexta-feira (14)
Vista aérea da pista do Aeroporto Carlos Prates, em BH
Pista no Carlos Prates chegou a receber marcações para impedir pousos. Foto: Amir Martins/Drone/PBH

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT-SE), deve anunciar, nesta sexta-feira (14), em Belo Horizonte, novas ações do governo federal para o terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste da capital. Macêdo vai, inclusive, visitar a área do terminal. A Prefeitura de Belo Horizonte e o Palácio do Planalto defendem a instalação de um novo bairro no espaço.

A comitiva do governo federal terá as presenças do deputado federal Rogério Correia (PT), vice-líder do Planalto na Câmara dos Deputados, e Lorhany Almeida, superintendente de Patrimônio da União em Minas.

O plano de um novo bairro no Aeroporto Carlos Prates envolve não apenas a construção de moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A ideia é que a localidade contemple equipamentos como unidades de saúde, parques e escola.

Em fevereiro, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a BH, a União formalizou a cessão de parte do perímetro do aeroporto à prefeitura. A porção entregue ao Executivo municipal sediará o Parque Público Maria do Socorro Moreira.

O Aeroporto Carlos Prates está fechado desde 1° de abril do ano passado. O encerramento das operações aconteceu por causa de acidentes aéreos no local. Em março do ano passado, o oftalmologista José Luiz de Oliveira Filho morreu após a aeronave que ele pilotava cair sobre uma residência no Bairro Jardim Montanhês. A rota do voo previa pouso no Aeroporto Carlos Prates.

Leia também:

Moraes autoriza que morador de Juiz de Fora preso pelo 8/1 faça saídas diárias para visitar filha em CTI

Apesar de variação, países do Brics foram os maiores compradores das exportações mineiras em 2025

As 10 cidades de Minas Gerais que mais exportaram em 2025

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse