Eleita presidente do PT de Minas Gerais em julho, a deputada estadual Leninha não participará das agendas de Luiz Inácio Lula da Silva em solo mineiro nesta semana. O presidente da República estará em Contagem (Região Metropolitana) e Montes Claros (Norte) na sexta-feira (29). A parlamentar, contudo, cumpre compromissos previamente agendados na Europa.
Montes Claros, inclusive, é a cidade natal de Leninha. A O Fator, a vice-presidente da Assembleia Legislativa disse que está em diálogo com lideranças europeias que já mantêm relações bilaterais com o Brasil.
“Estou com uma agenda intensa anteriormente marcada com parceiros da cooperação internacional que atuam no Norte de Minas e Jequitinhonha e não acompanharei desta vez a agenda do presidente”, afirmou a parlamentar.
A posse de Leninha como presidente estadual da legenda está marcada para 5 de setembro, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Uma das primeiras ações da dirigente no posto será visitar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e integrar as articulações, lideradas por Lula, para que o congressista concorra ao governo de Minas em 2026.
A agenda
Em Montes Claros, Lula participará da inauguração do Laboratório de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) da Acelen Renováveis, no Acelen Agripark.
O empreendimento terá investimento total de R$ 314 milhões, dos quais R$ 258 milhões são financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A biorrefinaria terá capacidade de produzir 1 bilhão de litros de combustíveis por ano, com o óleo vegetal de macaúba como principal insumo. O projeto integra a carteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e prevê o cultivo de 180 mil hectares de macaúba em Minas Gerais e na Bahia.
Antes, em Contagem, o presidente comparecerá à inauguração da Avenida Maracanã, novo corredor viário da cidade. A atividade na Grande Belo Horizonte pode servir ainda para o anúncio de uma nova estação do metrô da capital.