Campanha de Biden ‘copia’ estratégia de Zema em 2022

Equipe do presidente americano criou site que lembra o que fez a comunicação do governador na eleição
Trump, no debate com Biden. Reprodução/C-SPAN/YouTube

Em uma jogada que remete à campanha eleitoral de Romeu Zema em Minas Gerais em 2022, a equipe do presidente Joe Biden lançou um site dedicado a criticar seu adversário Donald Trump, horas antes de um importante debate televisivo. A estratégia, que ecoa a tática utilizada por Zema contra Alexandre Kalil nas eleições mineiras, chamou a atenção de interlocutores ligados à comunicação do governador mineiro.

Na quarta-feira, 3 de julho, a campanha de Biden apresentou o site “Trump’s America in 2025”, focado em criticar as propostas e o histórico de Trump. Esta ação ocorreu pouco antes de um debate crucial entre os candidatos republicanos à presidência, no qual Trump optou por não participar.

A semelhança com a estratégia de Zema em 2022 é notável. Naquele ano, a campanha do então candidato ao governo de Minas Gerais lançou o site “Mentiras do Kalil” antes de um debate televisivo. O site, criado pelo partido Novo, listava supostas inverdades ditas por Alexandre Kalil, principal adversário de Zema na disputa.

Interlocutores próximos à equipe de comunicação de Zema reagiram com risos à aparente “cópia” da estratégia pela campanha de Biden. Eles destacaram que a tática foi bem-sucedida em Minas Gerais, contribuindo para a vitória de Zema em primeiro turno naquele pleito.

Leia também:

Psol aciona Justiça por suspensão da lei que criou ‘censo do aborto’ em BH

MP denuncia famílias que adotaram homeschooling em cidade mineira

Justiça vê irregularidade em nomeação no interior de Minas e cita deputado em sentença

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse