O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), oficializou nesta quarta-feira (25) a exoneração de nomes ligados ao ex-prefeito Alexandre Kalil e ao ex-vice-prefeito Paulo Lamac (Rede). Entre os servidores desligados da estrutura municipal, está a jornalista Sônia Mineiro, indicada por Kalil para atuar na Prefeitura.
Paulo Lamac, que até abril chefiava a secretaria municipal de Relações Institucionais, também teve aliados políticos exonerados na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município (DOM).
Desde que assumiu definitivamente a Prefeitura, no dia 3 de abril, Damião mudou diversos secretários que compunham a equipe do ex-prefeito Fuad Noman (PSD). Na relação com o Poder Legislativo, por exemplo, a estratégia tem funcionado.
Perto do fim do primeiro semestre, 2025 tem sido marcado pela ausência de embates políticos entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. A aproximação entre o prefeito e o grupo de vereadores ligados ao secretário de Estado de Governo de Minas, Marcelo Aro (PP), entre eles o presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), é um dos fatores decisivos para o “apaziguamento” entre os dois Poderes.