O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), nomeou indicados do PDT e do Solidariedade para exercer cargos no poder Executivo municipal. Daliberg Ribeiro Araujo será administrador adjunto da Regional Pampulha, enquanto Antônio Carlos Xavier da Gama ocupará a mesma função na recém-criada Regional Hipercentro. As nomeações foram publicadas na edição de sábado (15) do Diário Oficial do Municípios (DOM).
O PDT, que indicou Antônio Carlos, é um dos partidos da base de apoio à administração Fuad Noman (PSD). A legenda abriga o líder de Fuad na Câmara, Bruno Miranda. O vereador pedetista foi, inclusive, o candidato de Damião à presidência do Parlamento Municipal. Miranda, entretanto, acabou derrotado por Juliano Lopes (Podemos). O Solidariedade, responsável pela indicação de Daliberg, também está na órbita de aliados da prefeitura e disputa a liderança da Secretaria Municipal de Esportes.
Antônio Carlos Xavier, que já atuou como secretário de Meio Ambiente de Contagem, na Grande BH, trabalhou na Regional Nordeste durante o primeiro mandato de Fuad. Daliberg, por seu turno, chegou a compor a equipe de gabinete do deputado federal Mário Heringer, presidente do diretório pedetista em Minas Gerais, mas tem ligação histórica com o ex-deputado federal Miguel Corrêa, que além dos quadros pedetistas, também foi filiado ao PT.
PDT e Solidariedade não são os primeiros partidos a terem indicados nomeados em postos ligados às regionais de BH. No fim de dezembro, Manuel Armesino Carlos, ligado ao PCdoB, foi escolhido para um cargo na equipe da Regional Nordeste. Os comunistas também têm boa relação com a gestão de Fuad.