Governo Zema aumenta passagem do metropolitano na terça-feira

Como o “aniversário” do último reajuste acorre nesta segunda, passagem de ônibus metropolitano irá aumentar
Aumento ocorrerá a partir desta terça-feira / Foto: Reprodução

O governo de Minas definiu que, na próxima terça-feira (9), vai aumentar o valor da passagem do transporte metropolitano; a tarifa passará de R$ 7,20 para R$ 7,70. O FATOR apurou que, na avaliação da Advocacia-Geral do Estado e de técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, o reajuste será possível já que o último aumento ocorreu em 8 de janeiro de 2023 – ou seja, a partir de terça-feira, se dará mais de um ano desde o último reajuste.

Na última quinta-feira (4), o presidente do TJ mineiro deferiu um recurso de deputados e suspendeu o aumento – a decisão se baseava na impossibilidade de dois reajustes de tarifa no mesmo ano.

Segundo o governo, as empresas que operam o sistema metropolitano pediram 29,13% de aumento – o reajuste autorizado foi de 7,15%. Na argumentação oficial do Estado, o novo valor é “necessário para garantir a operacionalização do sistema e leva em consideração a inflação do período, a atualização dos insumos de maior peso por meio de índices correlatos e a correção dos demais itens da planilha contratual de custos pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA”.

Leia também:

A breve coligação com PL e PT no interior mineiro

‘Não estamos discutindo 2026, mas a questão municipal’, diz presidente do Republicanos sobre filiação de Kalil

Servidores precisam assinar termo de responsabilidade e ‘vontade própria’ para acessar Cidade Administrativa

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse