Haddad ainda não respondeu sobre federalização da Codemig

Ofício do governo mineiro à Secretaria do Tesouro Nacional foi enviado em outubro do ano passado
Ministro Haddad ainda não respondeu a Zema sobre federalização da Codemig
Ministro Haddad faz suspense sobre federalização da Codemig / Foto: Google Images

O governo Zema ainda aguarda uma resposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o interesse – ou a falta dele – na federalização da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). Em meio ao imbróglio da participação do governador de Minas no evento de um ano do 8 de janeiro, Zema se reuniu com a equipe do Tesouro Nacional na tarde desta segunda (8) e cobrou uma resposta, mas saiu de mãos vazias.

O ofício do governo mineiro à Secretaria do Tesouro Nacional, e ao ministro Fernando Haddad, foi enviado em outubro do ano passado e pedia informações sobre o real interesse na federalização da Codemig. Até o momento, não houve qualquer indicativo de resposta, embora a ideia não tenha sido descartada.

“A partir do momento que tivermos a resposta de que há interesse, podemos pensar no nosso plano de renegociação da dívida já contabilizando o possível abatimento da dívida do Valor da Codemig”, afirmou Romeu Zema. As avaliações sobre o valor da empresa, segundo o governo, variam bastante e podem gerar entre 40 e 60 bilhões de reais em descontos na dívida do estado.

O FATOR apurou que a federalização da Codemig é bem-vista por boa parte da cúpula do governo Zema. A empresa tem atuado para vender parte de seus ativos, vistos como “custosos e desnecessários” A oposição de Zema na ALMG questiona algumas das operações e o Tribunal de Contas tem analisado ativo por ativo antes de autorizar qualquer transação.

Leia também:

Vereadores aprovam projeto sobre retrofit do Centro de BH

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse