IFMG do Barreiro pode funcionar em sede temporária até a construção de campus

Prefeitura de BH debate possibilidade de ceder imóvel para abrigar alunos e agilizar o pontapé inicial da escola técnica
Vista de campus do IFMG
Instalação do IFMG no Barreiro é demanda da comunidade local. Foto: IFMG/Divulgação

Depois de encaminhar, ao Ministério da Educação (MEC), uma proposta para a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) em um terreno na Avenida Afonso Vaz de Melo, no Barreiro, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estuda, agora, a possibilidade de usar outro espaço para abrigar temporariamente a escola técnica. Assim, um outro imóvel poderia ser utilizado por alunos e professores até a conclusão do processo de construção do campus do IFMG do Barreiro.

A busca por uma sede temporária foi confirmada pela Prefeitura de BH a O Fator nesta quinta-feira (13). O poder Executivo não informou as opções estudadas, mas, segundo apurou a reportagem, à mesa há a possibilidade de utilização de parte da estrutura do campus Barreiro da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

O terreno oferecido pela Prefeitura de BH ao governo federal para sediar as instalações definitivas do IFMG fica na altura do número 900 da Avenida Afonso Vaz de Melo. A escolha do Barreiro aconteceu em meio a reivindicações de lideranças locais para que a região recebesse um espaço voltado à oferta de cursos profissionalizantes. Parlamentares como o deputado estadual Betão (PT) e o deputado federal Rogério Correia (PT) passaram a encampar o pleito.

O espaço apresentado pelo Executivo municipal ao MEC para sediar o campus tem 7 mil metros quadrados e está avaliado em R$ 21 milhões. No mês passado, a direção do IFMG recebeu, da prefeitura, uma carta de compromisso que oficializa a intenção da administração local de colaborar com o processo de implantação da escola.

Oito novas unidades

O campus belo-horizontino do IFMG compõe pacote de oito novas unidades do instituto. As obras estão ligadas à nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Leia também:

Deputada só por 1 mandato, vereadora de Uberlândia consegue se aposentar pela Assembleia

Prefeito derrotado nas urnas dispensa contratados e gera caos nos serviços públicos

Câmara de BH aprova projeto que regulamenta naming rights para equipamentos públicos

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse