Prêmio vai eleger ‘melhores’ prefeitos de MG

Band Minas vai realizar premiação focada nas gestões municipais inovadoras
Municípios serão avaliados em três categorias, de acordo com o tamanho da população. Foto: Reprodução
Municípios serão avaliados em três categorias, de acordo com o tamanho da população. Foto: Reprodução

A Band realiza, nesta quarta (19), o Prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução. O evento avaliará o desempenho das iniciativas implementadas pelos gestores municipais ao longo dos últimos quatro anos e premiará aqueles que apresentarem o melhor crescimento nas notas desde o lançamento da premiação, em 2021.

O prêmio é resultado de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, com o objetivo de avaliar e reconhecer o desenvolvimento das 5.570 cidades brasileiras. A análise será realizada por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e Inteligência Artificial para consolidar informações públicas em uma nota final.

Novos Indicadores e Categorias

Esta edição contará com 73 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar, que ganhou seis novos indicadores, incluindo desnutrição infantil e mortalidade por 1000 habitantes.

Os municípios serão avaliados em três categorias, de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes.

Etapas e Premiações

Na etapa estadual, serão premiados os campeões por pilar e o grande vencedor em cada grupo populacional, totalizando 21 prêmios.

Em julho, as cidades eleitas na primeira fase disputarão o prêmio nacional no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Nesta ocasião, serão anunciadas as melhores performances nos seis pilares e no IGMA, dividido em cinco categorias populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes; e capitais.

O evento terá como palco o CDL BH (Câmara dos Dirigentes Logistas de BH), com apresentação dos jornalistas Elisangela Colodeti e Luciano Dias, e transmissão ao vivo no canal @TVBandMinas no YouTube.

Leia também:

Psol aciona Justiça por suspensão da lei que criou ‘censo do aborto’ em BH

MP denuncia famílias que adotaram homeschooling em cidade mineira

Justiça vê irregularidade em nomeação no interior de Minas e cita deputado em sentença

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse