A prefeita de Contagem, Marília Campos, vai se reunir na próxima quarta-feira (28) com o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT. Aliados de Marília acreditam que a conversa pode acelerar os trâmites do partido rumo à oficialização da pré-candidatura dela ao Senado Federal. Como O Fator já mostrou, a chefe do Executivo da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) espera receber sinal verde do PT para a empreitada até o mês que vem.
Pelo que a reportagem apurou, a reunião desta semana também deve servir para que representantes da direção do PT peçam à prefeita que os debates sobre a corrida ao Senado sejam realizados internamente. Parte da direção da sigla avalia que o tema tem sido tratado majoritariamente na esfera pública.
Interlocutores de Marília reconhecem a queixa, mas ponderam que o PT ainda não havia, até a semana passada, estruturado um ambiente formal para conversas eleitorais. O GTE, cabe lembrar, fez a primeira reunião na segunda-feira (19).
“De dezembro para cá, o Diretório Estadual se reuniu e o GTE foi instalado. Agora existe um rito definido. A partir do momento em que o partido decidir que ela será candidata ao Senado, ela também passa a estar habilitada para as negociações”, afirmou uma fonte, sob reserva.
Marília passou a enfrentar resistências internas no partido após sinalizar que condicionaria a entrada na disputa a uma composição que a colocasse como única candidata do arco de aliados do PT em Minas. Ela também cobrou gestos mais claros de apoio vindos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
