Ônibus vira polêmica até no Carnaval de Belo Horizonte

Deputada Bella Gonçalves (Psol) pede transporte gratuito durante a folia
Ônibus de Belo Horizonte em uma estação na Avenida Cristiano Machado
Deputada quer gratuidade no transporte público durante os dias de folia (FOTO: PBH/Divulgação)

O prefeito Fuad Noman (PSD) e o governador Romeu Zema (Novo) vão conviver com polêmicas em relação ao transporte público, até mesmo no Carnaval de Belo Horizonte. A deputada Bella Gonçalves (Psol) solicitou, por meio de ofício, que os chefes do Executivo estadual e municipal determinem a gratuidade nos ônibus nos dias de folia.

Em sua justificativa, a deputada afirmou que o carnaval de BH “é uma referência nacional”, e que “o alto valor das tarifas pode ser um impedimento para a participação das pessoas, especialmente em áreas periféricas”.

Vale lembrar que as tarifas dos ônibus municipais de Belo Horizonte e dos coletivos que circulam na Grande BH sofreram reajustes. A Justiça chegou a barrar as altas nos preços, mas depois foram liberadas.

Sonho distante

Por enquanto, a gratuidade nos ônibus está descartada. A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que não há previsão legal nem dotação orçamentária que permita ao município assegurar a gratuidade no transporte coletivo durante o Carnaval. “No entanto, a Prefeitura vem trabalhando na definição de um quadro de horários e de um número de viagens que possa atender satisfatoriamente aos foliões”, informou.

Já o Governo de Minas afirmou que estão sendo estudadas ações de mobilidade para o evento. “As medidas em análise incluem a adequação de horários e linhas de ônibus às necessidades do evento, a ampliação do horário de operação do metrô, ações de combate à importunação sexual e intensificação de informações sobre o transporte coletivo”, disse o Executivo Estadual, por meio de nota.

Pitaco do Kertzman: Sem qualquer juízo de valor, é impressionante como certos políticos não resistem a um ato populista, especialmente em ano eleitoral.

Leia também:

Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura de ex-prefeito no interior de Minas

Nova ministra dos Direitos Humanos fez acordo com MP para não ser alvo de ação por superfaturamento de cadeiras escolares

Rogério Correia mira ‘ricos’ ao impulsionar campanha nas redes sociais

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse