Pré-candidato à Presidência da República, o ex-governador mineiro Romeu Zema (Novo) agendou, para esta segunda-feira (22), a participação em um podcast de um servidor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que se tornou alvo de um procedimento administrativo disciplinar (PAD) aberto pelo serviço estatal de informações.
A situação de Glauber Mendonça, do “Fala, Glauber”, virou tema de apuração por ele se dedicar ao canal homônimo no YouTube enquanto cumpre afastamento médico.
A informação sobre o PAD contra Glauber foi inicialmente publicada pelo g1 em fevereiro deste ano. Segundo as jornalistas Andréia Sadi e Juliana Braga, o procedimento foi aberto no início do ano passado. Antes da revelação de seu vínculo com a Abin, ele dizia ser policial penal federal, cargo que ocupou anteriormente.
O Fator procurou a equipe de Zema para saber de onde partiu a ideia da ida ao programa de Glauber. A assessoria de imprensa do presidenciável informou que ele recebeu um convite para participar da atração e, ao ser instada a responder sobre o PAD aberto contra Glauber, pontuou que cabe apenas ao comunicador se pronunciar sobre o assunto.
Quando o g1 veiculou a reportagem sobre o procedimento administrativo, Glauber publicou um vídeo de resposta no YouTube. No conteúdo, de 7 horas de duração, ele explica que o cargo de técnico administrativo da Abin não exige exclusividade funcional e que, por isso, está apto a realizar outras atividades. O podcaster ainda diz não ter tornado o vínculo público como forma de proteger suas funções e não expor a agência.