O governo Zema prepara uma mudança no cargo “número 2” do comando da secretaria de Estado de Educação. O Fator apurou que a secretária-adjunta Geniana Guimarães Faria já foi comunicada de que deixará o o posto. A previsão é que sua exoneração aconteça no início da próxima semana.
Servidora de carreira da educação estadual, Geniana ocupa o cargo desde 2021 e é, ao lado do secretário Igor Alvarenga, a principal tomadora de decisões na pasta, em especial na área pedagógica.
A decisão pela mudança partiu do vice-governador Mateus Simões (Novo), que deve indicar um nome da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), provavelmente Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Eppgg), para substituir a adjunta.
Na avaliação de interlocutores, a alteração nos quadros da secretaria vai ocorrer para que o vice-governador acompanhe mais de perto, com nomes de sua confiança, a gestão da área.
Atualmente, Geniana responde como secretária de Estado em exercício devido às férias de Igor Alvarenga. Assim que o titular retornar, no início da semana que vem, ela será exonerada.