A Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Serra do Curral assinaram, nesta quarta-feira (23), um plano de trabalho que servirá de base para o termo de cooperação para a recuperação e reforma da trilha da Crista da Serra do Curral. O acordo permitirá a reocupação do local pela população, sobretudo por praticantes do montanhismo e de caminhadas e corridas em trilhas ecológicas. As obras de revitalização da trilha devem começar ainda este mês. A expectativa é de que o espaço seja reaberto no dia 8 de dezembro, data que marca o aniversário da capital mineira.
As intervenções serão bancadas inteiramente pela iniciativa privada.
A reunião que marcou a assinatura do acordo teve as presenças do procurador-geral de Belo Horizonte, Hércules Guerra, do secretário interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, e de Aline Rola, diretora da Fundação de Parques Municipais, representando o município. Gustavo Ziller e Rafael Lacerda, presidente e vice-presidente do Instituto da Serra do Curral, também assinaram o termo.
Montanhismo
Segundo Gustavo Ziller, a revitalização da trilha poderá atrair eventos internacionais de montanhismo para Belo Horizonte. Em 2021, Ziller se tornou o primeiro mineiro a escalar o Monte Everest. A montanha, localizada no Tibete, é a formação rochosa com a maior altitude do mundo.
Há, ainda, a expectativa de que a reforma do trecho iniba a ação de vândalos e da mineração ilegal na Serra do Curral.
O advogado Rafael Lacerda, que, além das funções no Instituto Serrado Curral, é sócio fundador da Lacerda Diniz Advogados, celebrou o acordo:
“Além de inserir Belo Horizonte no circuito internacional de montanhismo, trazendo receitas de turistas e eventos para a cidade, temos também uma nova área de lazer e esportes para a população. Sem falar nas questões ambientais de preservação e vigilância contra atividades ilegais na Serra”, afirmou.
O termo de cooperação deverá ser assinado ainda nesta semana pelo prefeito Fuad Noman (PSD), que, inclusive, participará de um evento com os principais ambientalistas da cidade nesta quinta-feira (24), na Casa do Jornalista, às 12h, com a presença do próprio Gustavo Ziller e de emissários de entidades ambientais.