BH terá trilha para eventos internacionais de montanhismo e corridas ecológicas

Trilha da Crista, na Serra do Curral, começará a ser revitalizada neste mês; reabertura está prevista para dezembro
Assinatura do acordo de revitalização de trilha na Serra do Curral
Acordo de revitalização da trilha foi assinado nesta quarta-feira, 23 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Serra do Curral assinaram, nesta quarta-feira (23), um plano de trabalho que servirá de base para o termo de cooperação para a recuperação e reforma da trilha da Crista da Serra do Curral. O acordo permitirá a reocupação do local pela população, sobretudo por praticantes do montanhismo e de caminhadas e corridas em trilhas ecológicas. As obras de revitalização da trilha devem começar ainda este mês. A expectativa é de que o espaço seja reaberto no dia 8 de dezembro, data que marca o aniversário da capital mineira.

As intervenções serão bancadas inteiramente pela iniciativa privada.

A reunião que marcou a assinatura do acordo teve as presenças do procurador-geral de Belo Horizonte, Hércules Guerra, do secretário interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, e de Aline Rola, diretora da Fundação de Parques Municipais, representando o município. Gustavo Ziller e Rafael Lacerda, presidente e vice-presidente do Instituto da Serra do Curral, também assinaram o termo.

Montanhismo

Segundo Gustavo Ziller, a revitalização da trilha poderá atrair eventos internacionais de montanhismo para Belo Horizonte. Em 2021, Ziller se tornou o primeiro mineiro a escalar o Monte Everest. A montanha, localizada no Tibete, é a formação rochosa com a maior altitude do mundo.

Há, ainda, a expectativa de que a reforma do trecho iniba a ação de vândalos e da mineração ilegal na Serra do Curral.

O advogado Rafael Lacerda, que, além das funções no Instituto Serrado Curral, é sócio fundador da Lacerda Diniz Advogados, celebrou o acordo:

Além de inserir Belo Horizonte no circuito internacional de montanhismo, trazendo receitas de turistas e eventos para a cidade, temos também uma nova área de lazer e esportes para a população. Sem falar nas questões ambientais de preservação e vigilância contra atividades ilegais na Serra”, afirmou.

O termo de cooperação deverá ser assinado ainda nesta semana pelo prefeito Fuad Noman (PSD), que, inclusive, participará de um evento com os principais ambientalistas da cidade nesta quinta-feira (24), na Casa do Jornalista, às 12h, com a presença do próprio Gustavo Ziller e de emissários de entidades ambientais.

Leia também:

A quadrilha que causou ‘tensão’ entre um deputado e a Polícia Legislativa da ALMG

Prefeito acusa Samarco de descumprir prazos para obras corretivas no entorno de Candonga

Os dados alarmantes do relatório final de fiscalização do TCE em unidades de saúde de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse