Em meio à greve e próximo às férias escolares, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou a O Fator que 40% dos uniformes foram entregues às escolas da rede municipal. O índice, embora longe do ideal, é um avanço. Há cerca de 10 dias, apenas 2% das peças haviam sido recebidas pelas unidades escolares. Um novo prazo foi estabelecido. Agora, a empresa Metah LTDA deve concluir o repasse até o próximo sábado (21).
O motivo do atraso é um descumprimento do contrato por parte do fornecedor, que deveria ter finalizado a entrega dos uniformes em 6 de maio. Enquanto o processo não é concluído, a Metah LTDA está sujeita às sanções legais do contrato, que envolvem multa e outras penalidades.
Terceira chance
Este é o segundo prazo informado pela fornecedora após o descumprimento do contrato. Em 30 de maio, a empresa notificou formalmente a PBH dizendo que entregaria todas as peças até 6 de junho. Em razão da urgência na distribuição dos uniformes, segundo a PBH, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) autorizou a retomada dos repasses, que não foram concluídos.
Compra direta
Devido ao imbróglio e às constantes reclamações dos pais, conforme adiantou O Fator, a PBH permitiu às escolas interessadas que fizessem a compra diretamente de outros fornecedores. Dessa forma, as unidades deveriam fazer o orçamento e encaminhar o valor à prefeitura, que faria o reembolso. O processo, no entanto, é moroso, já que a negociação teria que recomeçar com outros fornecedores.