O deputado federal Igor Timo (PSD-MG) foi eleito novo coordenador da bancada de Minas Gerais no Congresso Nacional após votação interna nesta terça-feira (17). A eleição, realizada em votação secreta entre os parlamentares mineiros, registrou vitória de Timo sobre Newton Cardoso Jr (MDB), com placar de 25 votos a 9.
A disputa foi marcada por intensa articulação e negociações. Antes do pleito, Timo recebeu apoio de parlamentares de esquerda e avançou como principal nome após o deputado Paulo Guedes (PT) desistir de sua candidatura para apoiá-lo. A estratégia de aproximação com setores mais à esquerda foi determinante para o resultado.
Na avaliação de interlocutores do Congresso, o bloco de parlamentares da direita mineira não fez uma “boa leitura” do cenário, uma vez que Timo é ligado ao senador Rodrigo Pacheco (PSD), apontado como provável candidato de Lula (PT) ao governo do estado nas próximas eleições.
A função do coordenador envolve debater e conduzir posições do grupo sobre assuntos de interesse do estado no Congresso Nacional.