O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai cancelar o contrato para elaboração do projeto da chamada “Variante Santa Bárbara” e preparar um novo edital para a obra, via paralela à BR-381 que ligaria São Gonçalo do Rio Abaixo a Nova Era, na Região Central de Minas Gerais.
A medida atinge o contrato de R$ 10,4 milhões firmado com a empresa APT – Assessoria, Projetos e Tecnologia.
Segundo apurou O Fator, a APT recebeu nesta semana um ofício do Dnit formalizando a impossibilidade de dar continuidade ao projeto. O motivo é a quantidade elevada de estruturas complexas, como pontes, viadutos e passagens necessárias para tirar o traçado do papel. Essas obras tornariam inviável o orçamento originalmente previsto.
O órgão confirmou o cancelamento, que ainda será publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Uma reunião entre técnicos do Dnit e representantes da APT está marcada para esta sexta-feira (12) para finalizar os trâmites de encerramento do contrato. De acordo com interlocutores, um novo edital será elaborado para viabilizar a obra, desta vez, com orçamento mais robusto.
Os estudos iniciais realizados pela empresa vencedora do certame serão pagos e aproveitados na formulação da nova licitação.
A Variante Santa Bárbara é uma demanda antiga de moradores e prefeitos da região por encurtar o trajeto entre as cidades e oferecer uma alternativa à BR-381, uma das rodovias com maior índice de acidentes em Minas Gerais.