Federação do PT em MG critica anúncio do governo Lula: ‘ao lado de Zema e sem lideranças’

A ausência de parlamentares mineiros e lideranças partidárias ligadas ao Hospital de Divinópolis foi considerada desrespeito pela federação
Membros do Governo Federal e do Governo de Minas juntos em anúncio para transformar o Hospital Regional de Divinópolis em um hospital universitário vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei
Integrantes dos governos Federal e Estadual em anúncio do hospital. (Foto: Agência Minas / Divulgação)

Os dirigentes estaduais da federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) manifestaram indignação com a forma como o governo federal conduziu o anúncio da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o governo de Minas Gerais para transformar o Hospital Regional de Divinópolis em um hospital universitário vinculado à Universidade Federal de São João Del-Rei.

Anúncio ao lado de opositores

Em nota, a federação critica o fato de o anúncio ter sido feito na tarde desta terça-feira (21/05) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, ambos considerados “oposição ferrenha ao governo Lula”.

A federação ressalta que parlamentares mineiros e lideranças históricas que trabalharam para viabilizar a parceria não foram citados ou convidados para o evento. “Causa estranheza que o anúncio da parceria – necessário! – seja feito ao lado de opositores ao presidente Lula, e não de aliados”, diz a nota.

Promessa de campanha

Segundo a federação, o presidente Lula esteve em Belo Horizonte em 2022, durante a campanha eleitoral, e prometeu a parlamentares e lideranças mineiras que o hospital regional de Divinópolis seria transformado em um hospital universitário após a conclusão das obras.

A nota afirma que essas lideranças “trabalharam inclusive com a EBSERH e o Governo de Minas para viabilizar a parceria”.

Desrespeito e falta de compromisso

Para a federação, o anúncio sem a presença dos aliados que lutaram pela pauta “mostra desrespeito e falta de compromisso com a federação em Minas Gerais”.

A nota conclui solicitando “uma mudança na conduta e condução de pautas em um Estado fundamental para a eleição do presidente Lula”.

A nota é assinada pelo presidente do PT de Minas, deputado estadual Cristiano Silveira, do PV mineiro, Osvander Valadão, e do PCdoB estadual, Wadson Ribeiro.

Leia a nota de repúdio na íntegra

Os dirigentes estaduais da federação Brasil da Esperança, expressam sua indignação com a forma escolhida para conduzir o anúncio feito na tarde desta terça-feira (21/05), da parceria firmada pelo MEC e o Governo de Minas, para que o Hospital Regional de Divinópolis seja doado à Universidade Federal de São João Del-Rei, sem citar parlamentares e lideranças históricas que trabalharam arduamente para que a parceria fosse viabilizada.

Durante gravação amplamente divulgada pela imprensa, o Ministro da Educação Camilo Santana, ao lado do presidente da EBSERH, Arthur Chioro e do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti anunciaram a parceria, juntamente com os líderes do partido Novo, Romeu Zema, Governador de Minas Gerais e Gleidson Azevedo, prefeito de Divinópolis, ambos, oposição ferrenha ao governo Lula.

O anúncio, sem a presença de parlamentares mineiros e das lideranças partidárias que lutam por essa pauta com o Governo Federal – que todos defenderam e apoiaram, inclusive em enfrentamentos diretos ao prefeito, irmão do senador Cleitinho – nos últimos anos, mostra desrespeito e falta de compromisso com a federação em Minas Gerais.

Lula esteve em Belo Horizonte em 2022 em campanha e fez essa promessa do hospital universitário à parlamentares e lideranças mineiras que trabalharam inclusive com a EBSERH e o Governo de Minas para viabilizar a parceria quando as obras do hospital regional forem concluídas.

Causa estranheza que o anúncio da parceria – necessário! – seja feito ao lado de opositores ao presidente Lula, e não de aliados.

É com indignação que acompanhamos essa notícia e solicitamos uma mudança na conduta e condução de pautas em um Estado fundamental para a eleição do presidente Lula.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse