A disputa velada pela paternidade da ampliação da verba para o incentivo ao esporte em Minas

Lei que triplica teto de investimentos em projetos esportivos foi sancionada nessa quinta-feira (19), mas capítulo tem ‘spin-off’
Foto mostra atleta de skate em pista no Palácio da Liberdade
Incentivo ao esporte é tema de lei sancionada nesta semana em Minas. Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Interlocutores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) não gostaram do tom adotado pelo governador Romeu Zema (Novo) ao anunciar a nova Lei de Incentivo ao Esporte, que triplica o teto financeiro para a captação de recursos para o financiamento de projetos esportivos. Segundo apurou O Fator, nos bastidores do Parlamento, há o entendimento de que Zema “ignorou” o papel dos deputados estaduais na construção do texto, uma vez que a nova norma é fruto de projeto de lei aprovado pela Assembleia.

Na avaliação de fontes ligadas à Assembleia, a dissonância ficou exposta nos posts feitos por Zema e pelo presidente do Legislativo, Tadeu Martins Leite (MDB), para comemorar o aumento das cifras de incentivo ao esporte.

Enquanto o governador destacou o fato de a sanção da nova lei ter sido ação do Executivo, o presidente da Assembleia ressaltou o fato de a proposta ter sido construído pela Assembleia.

O projeto de lei sobre a ampliação do incentivo ao esporte teve sua redação final aprovada pelos parlamentares no início deste mês e, então, seguiu para a sanção de Zema. O texto, do deputado Coronel Henrique (PL), foi apresentado aos deputados em 2019.

Ao anunciar a nova lei, o governo do estado afirmou que, em 2025, as cifras destinadas a projetos esportivos podem chegar a cerca de R$ 80 milhões em 2025, ante R$ 26,5 milhões neste ano.

Leia também:

Zema diz a Haddad que Propag foi ‘mutilado’ por Lula e fala em ‘boicote’ do governo federal

Os detalhes da reforma administrativa articulada por Marília em Contagem

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse