Câmara de BH: comissão sobre novo contrato de ônibus já tem presidente e relator

Vereadores preparam instalação de comitê que vai analisar termos de futuro acordo com concessionárias dos coletivos
Agentes da Prefeitura de BH vistoriam ônibus
Agentes da Guarda Municipal e do setor de mobilidade da prefeitura têm feito vistorias em ônibus. Foto: Adão de Souza/PBH

Os vereadores Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Pedro Rousseff (PT) vão liderar os trabalhos da comissão de estudos que a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) instalará para dar sugestões sobre o novo contrato da prefeitura com as empresas de ônibus que circulam na cidade. Fernanda será a presidente do comitê, enquanto Rousseff ficará encarregado da relatoria. O atual acordo com as concessionárias responsáveis pelos coletivos vencerá em 2028.

A comissão de estudos terá cinco integrantes efetivos e outros cinco suplentes. Além de Fernanda e Rousseff, os titulares serão Pablo Almeida (PL), Helton Júnior (PSD) e Rudson Paixão (Solidariedade). Os suplentes ainda não estão definidos. A Câmara de BH tem até a sexta-feira (21) para definir a composição do comitê.

A atual redação do contrato com as empresas de ônibus vigora desde 2008. No ano retrasado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concluiu que houve indícios de formação de cartel durante a construção do acordo com as donas dos veículos. Apesar disso, decidiu arquivar um inquérito sobre o tema.

A O Fator, Fenanda Altoé afirmou que irá atuar para que o poder público elabore um novo contrato com as empresas. “Tenho receio de a prefeitura prorrogar esse contrato em vez de fazer outro”, disse.

A vereadora do Novo atribuiu sua indicação à presidência a uma articulação de seu partido junto ao chefe do poder Legislativo, Juliano Lopes (Podemos)

“Pedi ao vereador Bráulio Lara, nosso líder, e ao presidente Juliano para estar na comissão. É uma pauta que tenho acompanhado muito desde o início do mandato. Conheço esse contrato ‘de cabo a rabo'”, apontou.

Leia também:

STF avança em julgamento que pode restringir destinação de recursos pelo MPMG

Os novos cargos da ‘número 2’ do Desenvolvimento Econômico de Zema

Os motivos por trás da visita de Nikolas Ferreira à Câmara de BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse