Deputada só por 1 mandato, vereadora de Uberlândia consegue se aposentar pela Assembleia

Liza Prado teve o benefício efetivado nesta quarta-feira
A aposentadoria passa a valer desde setembro e será correspondente ao tempo que ela contribuiu. Foto: Divulgação/ALMG
A aposentadoria passa a valer desde setembro e será correspondente ao tempo que ela contribuiu. Foto: Divulgação/ALMG

Deputada estadual por quatro anos na década passada, a vereadora de Uberlândia, Liza Prado (Cidadania), se aposentou oficialmente pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (9).

A aposentadoria passa a valer desde setembro deste ano e será correspondente ao tempo que ela contribuiu ao Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Iplemg) – ou seja, mesmo tendo sido deputada somente entre 2011 e 2015, Prado garantiu o benefício diferenciado que ex-deputados têm com o Iplemg.

Prado não conseguiu se reeleger em 2014 e nem teve sucesso em 2018. Desde 2020, é vereadora em Uberlândia – e foi reeleita na eleição municipal deste ano.

O Iplemg é um ‘braço’ da ALMG que cuida da gestão das aposentadorias e pensionistas do Legislativo. É presidido há 33 anos pelo ex-deputado Gerardo Renault.

No mês passado, aliás, o Iplemg viveu uma situação curiosa: o instituto suspendeu a aposentadoria paga a Hely Tarqüínio (PV) porque ele tomou posse como suplente de Macaé Evaristo (PT), agora ministra dos Direitos Humanos e Cidadania. Os proventos não podem ser pagos junto com o salário de parlamentar.

Leia também:

Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

O Propag e a ‘batalha’ por fatias do orçamento de Minas para 2025

Após 5 meses, comissão aprova relatório crítico ao acordo da Vale em Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse