Filiado ao PT, ‘quase vice’ de Marcio Lacerda é nomeado na Prefeitura de BH

Luiz Fortini, agora chefe de um dos setores da SLU, chegou a ser cotado para disputar a eleição para o poder Executivo em 2012
Foto mostra a fachada da Prefeitura de BH
Conversas devem se estender durante todo o mês de janeiro. Decisão do governo no momento é esperar pelo menos até fevereiro para oficilaizar nomeações. Foto: Divulgação PBH

Em meio às articulações que ainda tentam demover o PT da ideia de lançar a candidatura do deputado federal Rogério Correia à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em prol do apoio à reeleição do prefeito Fuad Noman (PSD), um quadro tido como de bom trânsito entre todas as correntes petistas foi nomeado em um cargo do Executivo municipal. Trata-se do engenheiro Luiz Gustavo Fortini Martins Teixeira, agora chefe da diretoria operacional da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

A nomeação consta na edição de sábado (27) do Diário Oficial do Município (DOM). Engenheiro de carreira da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Fortini não é um petista qualquer. Prova disso é que às vésperas da eleição de 2012, seu nome foi uma das possibilidades defendidas pelo então vice-prefeito, Roberto Carvalho (PT), para substituí-lo como companheiro de chapa de Marcio Lacerda (PSB).

Nos momentos finais das articulações, porém, o PT rompeu com o PSB e lançou a candidatura do deputado federal Patrus Ananias. Lacerda, vale lembrar, conseguiu a reeleição.

Na semana passada, Fuad também nomeou Ícaro Gabriel Ferreira dos Santos, ex-assessor do deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Apesar de Reginaldo ser um dos petistas que defendiam o apoio ao atual prefeito, O Fator apurou que a escolha por Ícaro não teve cunho político. Na prática, o Executivo municipal teria contratado apenas mais um servidor para atuar no setor de comunicação.

No PT, o discurso é semelhante. A avaliação é que as nomeações são pontuais e sem qualquer relação com a legenda.

O presidente do diretório do PT em Belo Horizonte, Guima Jardim, disse desconhecer que Fortini faça parte de alguma das correntes do PT. “Não o vejo desde a eleição de 2012”, afirmou. Guima também destacou que Fortini é funcionário de carreira da PBH. 

A reportagem também acionou o secretário Municipal de Governo da PBH, Anselmo José Domingos, para obter comentários a respeito das nomeações. Se houver resposta, este texto será atualizado.

Em que pese as articulações para unir PT e PSD em BH, Rogério Correia mantém a pré-candidatura. O deputado tem o apoio de cinco outros partidos: PV, PCdoB, Rede, Psol e PCB. O esforço, agora, é para atrair o PDT da deputada federal Duda Salabert, também pré-candidata.

Leia também:

Tadeuzinho convoca ex-presidente da Assembleia de Minas para assumir mandato

Após Zema dizer que Propag foi ‘mutilado’, líder do governo na ALMG chama nova lei de ‘conquista’

As opiniões dos presidentes de PT e Novo em Minas sobre o embate entre Haddad e Zema

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse