Toffoli abre investigação contra Moro

As apurações foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em despacho sigiloso
Senador Sérgio Moro durante audiência no Senado
Ex-juiz da Lava Jato também é alvo de investigação no CNJ e na Justiça Eleitoral (FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O senador Sérgio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato, será alvo de uma investigação sobre possíveis abusos no acordo de colaboração premiada do ex-deputado estadual do Paraná e empresário Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia.

As apurações determinadas pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), em despacho sigiloso, após pareceres da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF) defendendo a investigação do caso.

Em nota, Moro informou que desconhece a decisão e afirmou que “não houve qualquer irregularidade no processo de quase vinte anos atrás”.

A PGR afirma que o empresário pode ter sido vítima de constrangimento ilegal. Tony Garcia alega ter sido ameaçado e coagido para fechar delação e afirma que passou a trabalhar como um “agente infiltrado” de Moro, inclusive na investigação ilegal de autoridades com foro, a partir de 2004.

Pitaco do Kertzman: Justiçamento não é nem nunca será justiça em um Estado Democrático de Direito que se preze. Porém, forçoso reconhecer que, a despeito de erros – possivelmente graves – cometidos pelo ex-juiz Sergio Moro, uma verdadeira caça (e cassa) encontra-se em curso contra todos que ousaram trombar contra a quadrilha criminosa que tomou conta do Brasil há alguns anos.

Leia também:

Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura de ex-prefeito no interior de Minas

Nova ministra dos Direitos Humanos fez acordo com MP para não ser alvo de ação por superfaturamento de cadeiras escolares

Rogério Correia mira ‘ricos’ ao impulsionar campanha nas redes sociais

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse