Vereadores, ex-vereadores e suplentes fazem fila por indicações na Prefeitura de BH

Enquanto Damião adota compasso de espera, edifício-sede do Executivo municipal tem sido palco de diversas tentativas de nomeações
Damião
Prefeito em exercício definiu por esperar até março para anunciar nomeações. Foto: PBH

Enquanto o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), segue a recomendação de aliados do prefeito licenciado Fuad Noman (PSD) de esperar até março para fazer mudanças no primeiro escalão, o edifício-sede do poder Executivo da capital mineira é palco de amplas movimentações. Vereadores, dirigentes partidários, ex-vereadores e suplentes nas eleições de 2024 se revezam em visitas à secretaria Municipal de Governo em busca de emplacar nomeações e indicações.

Nesta semana, por exemplo, passaram pela prefeitura o vereador Wagner Ferreira (PV), o ex-vereador Jorge Santos (Republicanos) e o segundo suplente na chapa do Podemos, Breno Nolasco.

Um dos principais articuladores da campanha do vereador Juliano Lopes (Podemos) à presidência da Câmara Municipal, Ferreira teve, no início de fevereiro, pelo menos quatro de suas indicações políticas exoneradas pelo prefeito em exercício. O parlamentar confirmou que foi à secretaria de Governo nessa quinta-feira (20), e que reabriu o diálogo com a prefeitura.

Já Jorge Santos foi um dos parlamentares que não conquistaram a reeleição em 2024. Interlocutores da prefeitura informaram a O Fator que o ex-vereador mantém diálogo com a administração municipal em busca de nomeação.

Breno Nolasco, por sua vez, é correligionário de Juliano Lopes e próximo à “Família Aro”, grupo político do secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP). Nolasco confirmou que espera um convite oficial para assumir um posto na estrutura da prefeitura.

“Conheço o Damião há mais de 15 anos. Fiz questão de colocar o meu nome à disposição para contribuir”, diz

A reportagem entrou em contato com o ex-vereador Jorge Santos, que até o momento não se manifestou. Em caso de resposta, o texto será atualizado.

Sequência de nomeações

Paralelamente à busca de uns por espaços na Prefeitura de Belo Horizonte, outros já conseguiram emplacar aliados. Nesta semana, por exemplo, foram nomeados servidores ligados aos vereadores Cláudio do Mundo Novo e Marilda Portela, ambos filiados ao PL, partido que faz oposição a Fuad. Embora componham os quadros liberais, a dupla de parlamentares tem boa relação com a gestão do PSD.

PDT e Solidariedade também tiveram indicações chanceladas por Damião nesta semana.

Leia também:

Damião nomeia ex-vereador para cargo na Prefeitura de BH

Zema dispensa Aro da Casa Civil e nomeia novo secretário

STJ afasta garantia real em LCI e reafirma natureza quirografária

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse