Informa o Google, ou uma IA qualquer: “Na mitologia romana, Baco é o deus do vinho, e também da agricultura, da fertilidade e da folia. Em sua honra realizavam-se grandes festivais, bacanais, regados a muito vinho”.
E continuam os oráculos dos preguiçosos: “Bacanal. Substantivo feminino. 1) Festa em honra a Baco, o inventor mitológico do vinho, celebrada em Roma, à imitação das festas dionisíacas gregas; bacanálias. 2) Festa em que reina a diversão”.
De volta para o futuro
Além-mar, terra de bons vinhos e fartas mesas, outrora poderoso imperialista colonizador, Portugal acolhe, sempre com fidalguia aos fidalgos e desdém aos desdentados (e descamisados, certo, Collor?) a “nova corte” colonizadora.
Quem diria, não é mesmo? Quinhentos e poucos anos depois, nossos engravatados e togados invadem o Brasil da Europa e jactam-se entre goles, arrotos e mau hálito tupiniquim. Imagino a ira de um portuga quatrocentão, hehe.
Evolução da espécie
“Nunca é agradável submeter-se à insolência de homens de escritório, mas aos brasileiros, que são tão desprezíveis mentalmente quanto são miseráveis as suas pessoas, é quase intolerável”. Charles Darwin acordou irritado naquele 6 de abril de 1832.
“Contudo, a perspectiva de florestas selvagens zeladas por lindas aves, macacos e preguiças fará um naturalista lamber o pó da sola dos pés de um brasileiro”. Continuou o pai da Teoria da Evolução e da Seleção Natural.
A corte na ex-corte
Mal sabia o biólogo britânico, que o que faria – de fato e de direito – as solas serem lambidas, no Brasil, seriam “decisões judiciais transitadas em julgado”. A depender da caneta, inclusive, lamber-se-ão mais partes do corpo humano.
A Ademg (em homenagem ao Felipe Moura, Aderj) informa: escalação da seleção do Gilmar Palooza: 6 ministros do STF, 12 ministros do STJ, 5 ministros do TSE, 2 ministros do TCU, 9 governadores, 2 prefeitos, 8 senadores e 7 deputados.
Bacos na veia
Reza a lenda que um advogado 5 estrelas, que costuma passear no Supremo trajando bermuda, com quinta nos arredores de Lisboa – um verdadeiro Deus Baco moderno -, apresentará, à parte da turma, sua adega de 6 dígitos.
Entre os Chateau Lafite, Chateau Petrus e Baron de Pichon servidos à Corte, a ralé brasileira estará devidamente representada pelos prestativos serviçais portugueses. Como é mesmo? Quem com caravelas fere, com gorjeta (em euros) será ferido.